100% DA FROTA ADAPTADA COM PLATAFORMA ELEVATÓRIA

Divinópolis/MG se tornou uma das primeiras cidade do país a possuir uma frota de transporte coletivo urbano totalmente adaptada no que diz respeito à acessibilidade do usuários. Na manhã do dia 27/12/2014, durante solenidade na praça do Santuário, o Consórcio Transoeste apresentou aos usuários os 28 novos ônibus que foram substituídos. A entrega dos vinte e oito veículos significou um investimento de mais de R$ 7 milhões, no entanto, mais de R$20 milhões foram investidos desde 2013 até 2015.

Onibus estacionados na praça do Santuário
Onibus estacionados na praça do Santuário

Para Felipe Carvalho, Diretor da Trancid, a frota 100% adaptada muda totalmente a rotina dos usuários do transporte coletivo urbano de Divinópolis/MG. "Antigamente, o portador de deficiência tinha que esperar aquele ônibus escalado em uma determinada linha. Hoje ele pode ir para o ponto de ônibus como qualquer outro usuário, e embarcar no primeiro que passar".

 

Ainda de acordo com o Diretor da Trancid, a média de idade da frota gira em torno de 1 ano e 7 meses, enquanto a média nacional é de 4 anos. "Com a renovação, é mantida a idade média da frota nova, o que proporciona mais conforto. Além da questão da sustentabilidade, porque são ônibus que poluem às vezes menos do que um carro ou uma moto proporcionalmente", destacou Felipe Carvalho.

Empresários do transporte coletivo
Empresários do transporte coletivo

Para o Prefeito, este dia foi de muita festa, pois quando assumiu o comando do Executivo, havia apenas 17 ônibus com elevadores na Cidade. "Tínhamos apenas 10% da frota adaptada para a acessibilidade, por isso, esse marco é tão importante, não só para os deficientes, mas para gestantes, obesos mórbidos, idosos ou até mesmo um acidentado que temporariamente em dificuldade de locomoção.

Felipe Carvalho (Diretor da Trancid) e Reginaldo Couto (Presidente da Adefom)
Felipe Carvalho (Diretor da Trancid) e Reginaldo Couto (Presidente da Adefom)

Reginaldo Couto, presidente da Adefom, comemorou muito os 100% da frota adaptada. "Estamos aqui hoje, diante de um direito constitucional que é a liberdade. O trabalho, comércio, educação também ganham com os 100% da frota adaptada, pois chegar nestes setores, precisamos antes de tudo, de acessibilidade.

Autoridades presentes na solenidade
Autoridades presentes na solenidade

 

  

 



Endereço Av. Nossa Senhora das Graças, 281. Manoel Valinhas. Divinópolis - MG - CEP: 35.500-278
SAC (37) 3222 6788